FROM THE BLOG

Dia de Cooperar incentiva solidariedade e ações saudáveis na COOEDUC

A celebração do Dia de Cooperar, Dia C, aconteceu em várias unidades da federação, no último dia 06 de julho. Trata-se da data em que se comemora, também, o Dia Internacional do Cooperativismo. Visando desenvolver o potencial transformador, a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis (COOEDUC) colocou em prática alguns projetos durante esse mês, alusivos ao Dia C, direcionados às necessidades das comunidades e voltados para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que contemplam ações para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Na última sexta-feira (26), a COOEDUC realizou a primeira ação relativa ao Dia C, com a implantação de uma horta na escola, com objetivo de difundir conhecimentos sobre as técnicas de plantio e cuidados necessários para a manutenção de hortas em pequenos espaços, de forma que possam ser produzidos alimentos saudáveis e nutritivos. A ação contou com a participação dos professores de ciências e geografia da COOEDUC e de uma técnica em agropecuária.

Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental I, juntamente com as pessoas da comunidade, assistiram atentamente as instruções sobre a implantação e manutenção de hortas ministradas pelos professores e pela técnica em agropecuária demonstrando grande interesse pelo assunto.

Foto: Divulgação / COOEDUC
Durante dois dias, os estudantes fizeram horta e doações para caridade

A segunda ação ocorreu no sábado (27) com a culminância do projeto “Melhor Idade: Viva Seu Futuro”. Promovendo um encontro de gerações estimulando a prática da solidariedade, os alunos doaram produtos de higiene pessoal e alimentícios, que foram destinados às entidades que cuidam de idosos e crianças no município de Eunápolis.

O projeto “Melhor Idade: Viva Seu Futuro” é uma proposta da disciplina de ciências, com o apoio das demais disciplinas. Esse projeto estimula a atenção e o cuidado com os idosos e pessoas com deficiências. O projeto contou com apresentações artísticas dos diversos segmentos e com a realização de atividades de produção de textos poéticos, musicais e outras homenagens aos avós e aos demais visitantes, numa culminância marcada por gratidão, carinho e emoção.

Foto: Divulgação / COOEDUC
Visando desenvolver o potencial transformador, a COOEDUC colocou em prática alguns projetos durante esse mês, alusivos ao Dia C

Pautados pelos princípios e valores do cooperativismo, o Dia de Cooperar tem como objetivo executar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias, ajudando, assim, pessoas a transformarem suas vidas.

“O Dia de Cooperar representa para nós, cooperativistas, um compromisso com o desenvolvimento sustentável, com prática de ações que visam melhorar a qualidade de vida nos seus mais diversos aspectos, com a prática de ação e atitudes simples, porém, significativas para a comunidade em que a escola está inserida”, pontuaram os professores Gilmar Reis e Márcia Cordeiro.

 

Fonte: Radar64