ENSINO FUNDAMENTAL: aprender, pesquisar, vivenciar, evoluir

Até pouco tempo, inteligente era quem possuía habilidades de cálculo ou raciocínio. Hoje sabemos que o conceito de inteligência vai muito além. Se for importante desenvolver e aprimorar as inteligências básicas, é fundamental abrir o leque de possibilidades, despertando o aluno para novas habilidades e permitindo a ele encontrar aquelas com que mais se identifique.

Isso é o que entendemos por formação integral: promover as múltiplas inteligências no dia a dia escolar, desenvolvendo todo o conteúdo sob a ótica da multiplicidade e da diversidade. Esse trabalho se traduz em uma preparação séria e metódica na sala de aula, com material didático incomparável, mas também com estímulo constante para participar, interagir e descobrir novos talentos.

No Ensino Fundamental, isso se dá de diversas formas: com a compreensão de que o esporte e a cultura contribuem para o desenvolvimento pleno do indivíduo; com o estímulo à pesquisa; com o uso de tecnologia educacional para aumentar o interesse em conhecer, descobrir e aprender e com eventos em que o aluno convive, interage e cresce.

Um ensino voltado para a vida. Todo dia, dentro e fora da sala de aula. Na sala de aula o aluno da COOEDUC aprende, questiona e pensa. Fora dela, participa de inúmeras atividades que ajudam o que foi aprendido e criar hábitos saudáveis de convivência e respeito.

Projeto de Valores: Por meio de atividades que integram o dia a dia escolar, busca-se a sensibilização para a paz, a cooperação, a responsabilidade, o respeito, a honestidade e a verdade, entre outras virtudes.

Noite do Pijama: Ao aproximar-se o término do ano letivo, os alunos do 1o e 2o anos são convidados a passar uma noite na escola, com o objetivo de fortalecer os vínculos afetivos com os colegas e professores, além de praticar o respeito ao próximo e celebrar os conhecimentos construídos ao longo do ano.

Olimpíadas do Conhecimento: Todo ano, os alunos do Ensino Fundamental II podem participar das Olimpíadas de Química, Matemática, Geografia e Astronomia. São eventos regulares no calendário da escola, e os alunos interessados podem participar de aulas preparatórias para os exames.

Saídas Pedagógicas: As visitas exteriores à escola estimulam o relacionamento interpessoal e promovem a interação do aluno com o meio físico e com os ambientes socioeconômicos, políticos e culturais.

Projeto Hábito de Estudar: Durante todo o ano letivo são desenvolvidas atividades de estímulo ao estudo com freqüência determinada, fundamental para a consolidação do aprendizado.

Aulas de Filosofia: Ministradas por um professor especialista, as aulas de Filosofia trabalham o desenvolvimento de habilidades que permitem ao aluno refletir sobre problemas filosóficos como a felicidade, a origem e a conduta humana. Também orienta o aluno que estuda numa escola comunitária e que envolve a filosofia cooperativista.

[pb_builder]