EDUCAÇÃO INFANTIL: conviver, descobrir, imaginar, respeitar.

O processo educativo começa muito cedo. Assim que nasce, a criança passa a construir sua identidade e a constituir sua personalidade. Por isso, os maiores especialistas em Pedagogia infantil recomendam que a criança comece a freqüentar a escola desde muito jovem, porque dessa forma ela passa a relacionar-se com outras crianças e a experimentar situações que não viveria em casa.

Cabe à escola, porém, priorizar o que é mais importante: as necessidades dessa faixa etária. E isso implica não apenas cuidar, mais promover uma educação que estimule a imaginação e a expressão corporal, bem como atividades que contribuam para a construção de significados e interpretações, experiência que, sem dúvida alguma, terá grande influência nos próximos anos, durante o processo de alfabetização.

Na Escola COOEDUC, a Educação Infantil se desenvolve sobre quatro linhas, permeadas pela afetividade: a pesquisa, que proporciona a descoberta do mundo, a interação com a realidade e a iniciação ao pensamento; as histórias, que estimulam o prazer de escutar, imaginar, interpretar e contar; a arte que desenvolve sensibilidade e criatividade; e os a jogos, que promovem o raciocínio lógico.

Atividades de acordo com a idade e o desenvolvimento. É isso que a criança encontra nesta escola.

  • linguagem oral e escrita – Reunir os estudantes em espaços como a miniarena e deixá-los relatar, por exemplo, as atividades que fizeram no fim de semana com a mascote da turma ou debater questões relativas à organização do grupo é uma maneira de estimular a oralidade e a expressividade. O Projeto ciranda Cultural dos Livros, que permite aos alunos levar um livro para casa semanalmente, contando com a participação dos pais para contar a história, estimula a criança a fazer a leitura das imagens e dos recursos contidos nos livros infantis, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e o próprio cuidado com o livro.
  • educação musical – Em brincadeiras cantadas e de roda, que utilizam sons corporais, instrumentos de percussão e objetos sonoros, trabalha-se a apreciação de diferentes gêneros e estilos musicais, a produção regional brasileira e as canções que pertencem ao universo da criança.
  • preservação ambiental – No dia a dia escolar, os estudantes aprendem a separar o lixo e montam pequenas composteiras que geram adubo para horta pedagógica. Além disso, aprendem sobre a importância dos alimentos nas aulas de Culinária e fazem arte com materiais recicláveis. Essas ações fazem parte do Projeto da Biodiversidade na Educação Infantil.
  • natureza e sociedade – Atividades simples podem levar a criança a refletir sobre e a compreender o meio em que vive, assim como estimulam a descoberta de outros ambientes. Na Noite da Lua, os alunos podem observar o satélite natural da Terra por meio de telescópios e, com a presença das famílias, são estimulados à curiosidade, à descoberta e ao gosto pela ciência.
  • horta pedagógica – Para aprender sobre ecologia e alimentos, nada melhor do que um trabalho na terra. Com o auxílio de professores e jardineiros, os alunos da Educação Infantil realizam atividades em hortas próprias, percebendo cores, texturas, cheiros e formas de alimentos, aprendendo a importância do reaproveitamento das cascas, além de questões

como o cuidado com o meio ambiente e noções de germinação e desenvolvimento das plantas.

  • iniciação esportiva – Ofertadas como atividades complementares, as aulas são ministradasno período curricular e trabalham movimentos específicos de cada modalidade. Quanto maior o estímulo a todos esses movimentos, maior o enriquecimento do acervo motor e a quantidade de habilidades que poderão ser resgatadas nas mais diversas situações.
  • matemática – Além dos jogos e brincadeiras, que estimulam o raciocínio lógico e matemático, os alunos trabalham os números, contam porções nas aulas de Culinária e “ajudam” personagens dos softwares educativos a solucionar problemas numéricos.
  • psicomotricidade (maternal) e educação física (pré I e II) – Por meio de atividades lúdicas e de imaginação como saltar sobre um “rio”, por exemplo, as crianças praticam movimentos diversos, exercitando a consciência corporal, a coordenação motora e as noções de tempo e espaço. As atividades ainda permitem que os alunos percebam como podem relacionar-se com os colegas utilizando a expressão corporal.
  • artes visuais – Um dos projetos que faz parte das aulas de Arte na COOEDUC é a montagem de uma exposição. Os alunos da Educação Infantil têm a oportunidade de demonstrar seu talento para as artes plásticas e expor suas obras em um espaço da escola.
  • língua estrangeira – O contato com a Língua Inglesa na Educação Infantil favorece a percepção de um novo idioma, pois o aluno já começa a se familiarizar com uma língua diferente da materna. Por meio de atividades lúdicas, como teatro, canções e brincadeiras, o estudante interage com o idioma com tranqüilidade, aprendendo uma segunda língua de forma natural.
  • informática – Nos laboratórios de Informática, os softwares educativos e as mesas pedagógicas (bancadas de letras e números, capazes de interagir com programas e jogos de computador) estimulam o trabalho com números e o início do processo de letramento de forma lúdica e divertida.
  • culinária – Nas aulas de Culinária, os estudantes descobrem cores, texturas e sabores, e trabalham noções básicas sobre quantidade, tempo e consistência. Além disso, conhecem as características de cada um dos alimentos utilizados e percebem que, ao misturar diferentes produtos, algo novo surge. Assim, valorizam o alimento que ajudaram a preparar e aprendem a saboreá-lo.
  • orientação alimentar e higiene – Por meio de exemplos que recebem no dia a dia, os estudantes percebem a importância da higiene em suas ações. Por isso, após o lanche, eles mesmos organizam o espaço, separando e jogando o restante dos alimentos e as embalagens no lixo. Além disso, recebem orientações sobre hábitos saudáveis de alimentação.
  • recreação – Os alunos da Educação Infantil têm momentos diários de recreação e podem expressar-se, criar e imaginar. Uma das atividades desenvolvidas é o circuito de trânsito, no qual as crianças “dirigem” triciclos, obedecendo à regras de sinalização, como respeitar os semáforos e as faixas de pedestre. O aluno amplia sua visão de mundo e interage com o ambiente em que vive, por meio do faz de conta e das brincadeiras.
  • projeto de valores – O respeito, a cooperação e a cultura da paz são conceitos trabalhados em cada ação desenvolvida em sala de aula. Além disso, os estudantes e suas famílias são sensibilizados a participar de eventos de caráter solidário, como o Dia da Família, a Páscoa Solidária e o Arraiá COOEDUC, presentes também em outros níveis de ensino.

• projeto de física – Nele são explorados conceitos de flutuação, empuxo, atrito, acústica e óptica, entre outros, por meio de situações quais fazem parte da rotina dos estudantes. Em vivências, os alunos verificam, por exemplo, quais objetos flutuam e quais afundam na água.

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