Trata-se de um projeto que visa estabelecer a interdisciplinaridade como promoção à cooperação, a solidariedade e ao desenvolvimento do raciocínio lógico.

O projeto será realizado através da COOEDUC – Cooperativa Educacional de Eunápolis, e desenvolvido na quadra esportiva da escola, no dia 13 de junho de 2015, por professores e alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, dos turnos: matutino e vespertino. O Professor Jorge Amorim, professor de Matemática das turmas de 8os e 9os anos do turno matutino, é o Idealizador e Coordenador do projeto, tendo como equipe de apoio os professores de matemática da Cooperativa, conta ainda, com a cooperação de todos os demais professores das outras disciplinas, como coordenadores das equipes.
Embora o projeto carregue o nome de uma disciplina específica: “Jogando Além da Matemática”, não estar limitado à mesma, todas as disciplinas serão envolvidas durante as realizações das tarefas.
Uma equipe de professores/funcionários/pais, previamente selecionada, fará parte da mesa julgadora, pois algumas tarefas deverão ser analisadas e julgadas pela mesma.
Sendo o projeto interdisciplinar, será estabelecido um critério de pontuação e avaliação pedagógica específica para a Disciplina de MATEMÁTICA, no entanto, as demais disciplinas, caso os professores responsáveis pelas mesmas, achem importante, poderão atribuir a mesma pontuação para os alunos que participarem, critérios esses que serão definidos por professores, coordenação e direção.
Esta 7ª Edição do projeto, além do caráter educacional interdisciplinar, apresenta uma série de propostas internas, voltadas para a própria escola, que serão desenvolvidas pelas equipes durante o prazo entre o lançamento do projeto até a sua culminância, sendo assim, como tarefas abertas as equipes deverão: TAREFA ABERTA 1: arrecadar materiais de construção (cimento, areia, entulho/aterro e brita), que ficarão à disposição da Escola COOEDUC para serem aplicados na construção da quadra poliesportiva; TAREFA ABERTA 2: ornamentar as áreas de jardins da escola com materiais recicláveis e outros; TAREFA ABERTA 3: muro vivo – as equipes deverão desenvolver uma arte no muro lateral externo da escola, com tema previamente estabelecido. Todas as demais tarefas serão desenvolvidas no dia 13 de junho, na própria escola.

OBJETIVO GERAL:

Promover a interdisciplinaridade, despertar a solidariedade, o desenvolvimento do raciocínio lógico, através de jogos e tarefas onde a cooperação e o espírito de equipe prevaleçam.

PÚBLICO ALVO:

Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da COOEDUC – Cooperativa Educacional de Eunápolis.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Tarefas Abertas: arrecadação de materiais de construção; Ornamentação do Jardim; Muro vivo – pintura no muro.
Tarefa Cultural: Tema humor – Minha família tem talento (livre).
Corrida – Carrinho Humano.
Lençolbool – lançamento de bolas;
Amarrados;
Arremessando arcos;
Roda Peão.
Torta na Cara (tinta).
Calculando.
Nada além de um DESAFIO – provas do programa Silvio Santos;
Tarefas Surpresas: (a qualquer momento)
Gira Mundo.
Cabo de Guerra.
Show do Milhão;
Quem sou eu?
Soletrando.
Estomago de Ferro.
Premiação.

DESENVOLVIMENTO:

Buscando atender ao objetivo principal, este projeto será desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da COOEDUC – Cooperativa Educacional de Eunápolis, os mesmos serão divididos em equipes, que serão mescladas proporcionalmente com alunos de todas as turmas participantes, matutino e vespertino, totalizando 06 (seis) equipes. Cada equipe será coordenada por professores e um líder (aluno). Os demais professores de matemática da escola ajudarão na organização e execução do projeto.
Como tarefas abertas as equipes receberão três provas, onde deverão arrecadar MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES (cimento, areia, brita), ORNAMENTAR OS JANDINS DA ESCOLA COM MATERIAIS E RECLÁVEIS E OUTROS, e DESENVOLVER UMA ARTE NO MURO DA LATERAL EXTERNO DA ESCOLA. De comum acordo entre os participantes, cada equipe deverá escolher um nome e uma cor predominante para padronização e identificação. (requisito a ser pontuado)
Cada equipe ficará em locais pré-estabelecidos e demarcados pela comissão organizadora, podendo as mesmas utilizar de gritos de guerra, fixas, cartazes, muita animação, etc. (não será permitido o uso de instrumentos de percussão), esses requisitos serão avaliados e julgados pela mesa de jurados.
Com o objetivo de angariar fundos para manter as despesas com premiação e materiais que serão utilizados com a realização do projeto, fica estipulado o valor de R$ 3,00 (três reais), por componente de cada equipe. Sendo que, cada real arrecadado será convertido em 10 (DEZ) pontos para a equipe e adicionados à pontuação geral.
Durante a realização do projeto, algumas tarefas surpresas serão lançadas, com a finalidade de tornar mais dinâmico e divertido o processo.
Uma mesa composta por três jurados será montada para julgar as provas que sejam necessárias.
Os casos omissos que por ventura poderão ocorrer, serão julgados pelos jurados, comissão organizadora e direção.
TAREFAS:

1 – TAREFA ABERTA:
1ª – Arrecadação de Materiais de construções (cimento, areia e brita).
2ª – Ornamentação dos Jardins.
3ª – Muro vivo – desenvolver uma arte no muro externo da escola.
Desenvolvimento: Cada equipe terá o prazo desde o início até o dia 13 de junho para desenvolver as tarefas abertas.

Pontuação:

1ª tarefa: Materiais de construção:
CIMENTO = 100 pontos por cada saco de 50 kg.
AREIA = 5.000 pontos por cada caçamba de 4 m3.
BRITA = 1.000 pontos por cada 1 m3.
ENTULHO/ATERRO: 3.000 pontos por caçamba.

2ª tarefa: Ornamentação dos Jardins:
1º lugar: 5.000 pontos;
2º lugar: 3.000 pontos;
3º lugar: 1.000 pontos;

3ª tarefa: Muro vivo:
1º lugar: 5.000 pontos;
2º lugar: 3.000 pontos;
3º lugar: 2.000 pontos;
4º ao 6º lugar: 1.000 pontos.

2 – TAREFA CULTURAL: Tema humor – Minha família tem talento (livre).

Desenvolvimento: Cada equipe deverá trazer um representante familiar de um membro da equipe para fazer uma apresentação humorística (piada, imitação…), caso seja necessário as apresentações podem ter a participação de membros da equipe para contracenar.

Tempo: 10 (dez) minutos para a apresentação – máximo. (a caracterização já deve estar pronta quando solicitados para se apresentarem)

Pontuação: 2000 pontos para a equipe que cumprir a tarefa + 1.000 pontos para a melhor apresentação.

3 – CORRIDA – Carrinho Humano (modalidade femenina):

Desenvolvimento: Duas representantes de cada equipe, uma segura a outra pelos pés, esta apoiada com as mãos no chão, correrá pelo percurso determinado, como se fosse uma corrida de carrinho de mão. Serão duas eliminatórias, na grande final vencerá quem vencer a corrida e responder o que for proposto primeiro.

OBS: As participantes podem se revessarem de posições durante o percurso, de acordo às suas condições físicas.

Tempo: Quem chegar primeiro.

Pontuação: 2000 pontos para a equipe que vencer a prova + 1000 pontos para a equipe se responder a questão de matemática corretamente.

4 – LENÇOLBOOL – LANÇAMENTO DE BOLAS COM LENÇOL:

Desenvolvimento: aos pares com um lençol a dupla tem que lançar a bola para a outra dupla que estar a esperar até chegar ao lençol pré determinado.

Pontuação: 2000 pontos para a equipe que vencer a prova + 1000 pontos para a equipe se responder a questão de matemática corretamente.

5 – AMARRADOS:

Desenvolvimento: Formam duplas do 6º ano a 3ª série do Ensino Médio, cada dupla amarrados pelas pernas (direita/esquerda), deverão correr até a meta, lá chegando retorna, ainda amarrados, depois desamarra a atadura e amarra as pernas da dupla seguinte, que fará o que a anterior e assim sucessivamente até que chegue a vez da última dupla. Vence a prova a dupla que cumprir a meta primeiro e que responder corretamente a questão proposta.

Pontuação: 2000 pontos para a equipe que vencer a prova + 1000 pontos para a equipe se responder a questão de matemática corretamente.

6 – ARREMESSANDO ARCOS:

Desenvolvimento: um componente de cada equipe receberá 5 arcos e deverá lança-los em direção ao ponto determinado.
Pontuação: 200 pontos por cada lançamento que atingir o abjetivo.

7 – RODA –PEÃO:

Desenvolvimento: um representante de cada equipe receberá um bastão e girará em torno do mesmo durante 1 minuto, com a testa apoiada no mesmo e olhando para o chão, em seguida terá que resolver uma questão de matemática.
Tempo: O primeiro a resolver a questão corretamente.
Pontos: 2.000 pontos para a equipe vencedora.

8 – TORTA NA CARA/ Tinta na cara:

Desenvolvimento: as equipes se enfrentarão em rodadas de perguntas e respostas (envolvendo todas as disciplinas) onde cada confronto se dará entre alunos do mesmo ano/série.
Pontos: Cada acerto/rodada a equipe que vencer soma 500 pontos.

9 – CALCULANDO:

Desenvolvimento: A equipe será representada por um componente, o mesmo terá que calcular mentalmente e corretamente as operações sugeridas pela coordenação, a prova tem caráter eliminatório, cada resposta correta a equipe soma 500 pontos. O vencedor (a), além dos pontos computados pelos acertos em cada etapa somará mais 1000 pontos para a equipe.

10 – NADA ALÉM DE UM DESAFIO:

Desenvolvimento: as equipes receberão alguns desafios/provas para serem resolvidos dentro do prazo determinado. (baseado no programa de Silvio Santos – nada além de um minuto)

Pontuação: 2000 pontos para a equipe que vencer a prova ou a pontuação será conforme as etapas atingidas.

11 – TAREFAS SURPRESAS:

Desenvolvimento: Consiste em solicitar que as equipes providenciem alguns objetos, não muito comuns de serem encontrados no ambiente onde se realiza o evento ou algo que os próprios componentes provavelmente carreguem consigo, ou ainda, desenvolver alguma atividade sugerida instantaneamente pela coordenação.

Tempo: período instantâneo – a qualquer momento pode ser sugerido algo.
Pontuação: 500 pontos por objeto solicitado e apresentado, ou atividade desenvolvida.

12 – GIRA MUNDO:

Desenvolvimento: Exploração do mundo através de globos terrestres, será sugerido a localização de três Países, com o auxílio do globo terrestre o componente deverá localizá-los.
Tempo: 3 minutos máximo .
Pontos: 500 pontos por cada País localizado dentro do tempo previsto.

13 – CABO DE GURRA: (modalidade masculina e feminina)

Desenvolvimento: os mesmos padrões tradicionais, uma corda e duas equipes (cinco componentes), uma em cada ponta da corda tentando puxar a outra até ultrapassar o limite.

Tempo: até que haja uma equipe vencedora.
Pontos: 1.000 pontos para cada etapa vencida + 1000 pontos para a equipe vencedora.

14 – SHOW DO MILHÃO: ESTILO SÍLVIO SANTOS

Desenvolvimento: jogo eletrônico, as questões, o formato e os temas abordados serão desenvolvidos pelo próprio sistema.

Tempo: no primeiro erro o candidato será eliminado.
Pontos: pontuação atingida mediante até onde avançou no jogo.

15 – QUEM SOU EU:

Desenvolvimento: Será apresentada a biografia ou um feito de um personagem conhecido, nacional ou internacional, dentro da história, da arte, do cinema, do esporte, da política, da literatura, da matemática, etc. Onde através das informações apresentadas, o representante da equipe deverá identificar o personagem.

Tempo: Apresentação de três personagens para todas as equipes.
Pontuação: 1.000 pontos para a equipe que identificar cada personagem corretamente.

16 – SOLETRANDO:

Desenvolvimento: A equipe será representada por um componente, o mesmo terá que soletrar corretamente as palavras sugeridas pela coordenação, a prova tem caráter eliminatório, cada resposta correta a equipe soma 500 pontos. A equipe vencedora, além dos pontos computados pelos acertos, somará mais 1000 pontos.

17 – ESTÔMAGO DE FERRO:
Desenvolvimento: Um representante de cada equipe, previamente escolhido, deverá degustar, completamente, um sugerido cardápio, bastante indigesto (olho de cabra, fígado cru, comer cebola crua, jiló, ovo cru, suco, peixe cru, etc.)
Tempo: necessário até a degustação completa.
Pontos: 2.000 pontos para o primeiro a comer e beber completamente.

18 – PREMIAÇÃO:

1º Lugar:

0 a10 pontos em Matemática;
1 – Troféu;
1 – Medalha para cada participante.
+ Rodada de sorvete – confraternização (dependendo do valor arrecadado)

2º Lugar:

0 a 10 Pontos em Matemática
1 – Troféu.

3º Lugar:

0 a 10 pontos em Matemática
1 – Troféu

4º ao 6º Lugar:
0 a 10 pontos em Matemática
Troféu de participação.