HISTÓRICO DA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE EUNÁPOLIS – COOEDUC

A Cooperativa Educacional de Eunápolis (COOEDUC) é fruto de um grande sonho. Esforços de pais, preocupados com a educação de seus filhos, que geraram o sucesso de um empreendimento que influenciou e continuará influenciando muitos lares neste município. A equipe formada ao longo de sua história, também foi de fundamental importância para que a sua ascensão se efetivasse e fosse reconhecida pela comunidade eunapolitana.

A Cooperativa Educacional de Eunápolis, situada na Av. Ipiranga, 66, Centauro, em Eunápolis-Bahia, foi uma conquista dos pais de alunos às respostas aos constantes e exorbitantes aumentos das mensalidades das escolas particulares, buscando um ensino de qualidade, estribados na Constituição Federal, visualizando com destaque o art. 5o, XVIII, que dispõe sobre a criação de cooperativas. Foi instituída em 10/03/1992 como entidade mantenedora a Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC, tendo seus estatutos aprovados em 28/10/1993 em Diário Oficial e registrados na Secretaria de Educação e Cultura, ministrando os segmentos de Alfabetização, Ensino Fundamental (autorizado pela Res. 608/1996, Diário Oficial de 28 e 29/12/1996) e posteriormente o Ensino Médio (autorizado também pela Res. 218/95, Diário Oficial de 13 e 14/01/1996), já com uma perspectiva estruturada para, gradativamente, poder preparar o aluno para uma formação integral, elevando-o à capacitação e preparação para o vestibular e, consequentemente, uma escola não fechada em si mesma, buscando a construção de uma ligação íntima com a comunidade, propiciando práticas coletivas, garantindo, a participação de todos. Seus primeiros gestores foram: Professora Osmália Sena Pereira, Professor Jurandir V. C. Filho e Professora Maria Perpetua Socorro Soares.

Em 1999, tempo em que a escola passou por dificuldades financeiras e restaram apenas 170 alunos na escola para todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio, o corpo docente e direção da escola, na gestão da Professora Adil Santos Moreira, buscaram um novo layout do espaço físico das salas de aula, reajustar os trâmites legais de autorização da escola que estavam desatualizados, estabeleceram a seleção de professores que abraçassem a causa, lia-se e debatia sobre teorias de educação: pedagogia tradicional, escola nova, pedagogia tecnicista, teoria da escola enquanto violência simbólica, teoria da escola enquanto aparelho ideológico e outros. E foi numa dessas incursões sobre as “velhas” e as “novas” correntes pedagógicas, que se tiveram os primeiros contatos com a pedagogia histórico-crítica, e suas concepções acerca do processo de transmissão-assimilação do saber objetivo, historicamente, acumulado pelo homem e da tarefa da escola de possibilitar os instrumentos de acesso a esse saber elaborado. Ainda no bojo das discussões sobre os pressupostos teórico-metodológicos, firmou-se posição a respeito da forma como seria conduzido o dia a dia da sala de aula, que deveria apoiar-se nos fundamentos do construtivismo para, não só nortear as ações pedagógicas na construção do conhecimento, mas também para criar um clima mais prazeroso com o mundo da escrita e da leitura.

Em janeiro de 2000, reuniram-se conselheiros da Cooperativa, funcionários, professores e, nesse momento, foi apresentada a proposta através da Professora Adil Santos Moreira, então Diretora da Escola, de firmar convênio com o SISTEMA POSITIVO DE ENSINO. Isso propiciou grandes mudanças que viabilizaram maior desenvolvimento e crescimento da escola, resultando assim no aumento do número de alunos, de 170, para 360 alunos matriculados. Junto a essa proposta, o colégio adotou o sócio-interacionismo que traz em si uma convergência das idéias vigotskyanas, enfatizando a construção do conhecimento numa visão social, histórica e cultural, na qual os estudos de linguagem fundamentam o trabalho de leitura, produção, diversidade de textos, ortografia e gramática como instrumentos de comunicação. Propiciou-se também a efetivação do trabalho num processo de interrogação, argumentação e visão crítica da realidade.

Dando continuidade a esse trabalho, a partir de 2004, a nova Diretora, Professora Célia Moreira Melo trouxe para o turno vespertino, vagas não somente para o Fundamental I, que, já existia, mas também para o Fundamental II e Ensino Médio, oferecendo vagas à demanda da Comunidade.

A partir de 2005, tendo a escola realizado um trabalho que foi reconhecido pela comunidade eunapolitana e região, passou a receber prêmios como melhor empresa no ramo educacional. Esses prêmios foram recebidos até o ano de 2014, de forma consecutiva, os quais colaboraram significativamente para a reestruturação da escola.

A partir de 2007, a escola foi ampliando e criando novas salas para o ensino médio, biblioteca com acessibilidade ao portão central, auditório para reunião e ao mesmo tempo para vídeo, banheiros e sala de professores reestruturados. A quadra poliesportiva recebeu da Veracel uma cobertura bem estruturada, permitindo, que as aulas de educação física, jogos, eventos e as reuniões gerais da cooperativa se tornassem mais prazerosas e educativas. Os jardins internos foram respeitados pelos alunos criando um ambiente de aconchego, lazer e cuidados com o planeta Terra, manifestos na preocupação com a higiene, na preservação ambiental e social.

Também, em 2007, foi implantado o Regime de 9 anos. Os alunos da Educação Infantil, alfabetizandos, passaram para o Ensino Fundamental Nível I, recebendo novas salas, novos professores, novas propostas e metodologias , dando à escola uma nova visão educativa.

A comunidade escolar da COOEDUC pertence a uma classe média e a classe média baixa em sua maioria. Têm alunos pertencentes à classe baixa que recebem bolsas de estudos do município, devido a um acordo feito entre a cooperativa e a prefeitura municipal desde a doação do terreno. Hoje, através de um acordo entre Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa, elaborado pela 3a Promotoria de Justiça da Comarca de Eunápolis, com a presença da Promotora de Justiça Dra. Tamar Oliveira Luz Dias, os alunos bolsistas passam por uma seleção e ocupam as vagas correspondentes e se tornam alunos da cooperativa, sendo alunos iguais e com os mesmos direitos e obrigações que têm os outros alunos não bolsistas. Há, também, com índice menor, alunos da classe média alta, filhos de funcionários da empresa VERACEL, IBAMA, médicos, empresários, bancários e outros.

Em 2009, a escola contou com 40 turmas distribuídas da seguinte forma: seis turmas de Educação Infantil, vinte e oito turmas do Ensino Fundamental e seis turmas do Ensino Médio, em dois turnos, totalizando um número de 1.051 alunos. Como o espaço ficou pequeno para o número de alunos, foi necessário na matrícula de 2010, fechar algumas salas. O corpo docente contava nesse ano com 54 profissionais devidamente habilitados e qualificados, participando ativamente do desenvolvimento da escola e da concretização dos seus propósitos pedagógicos.

O prédio escolar está construído sobre uma área própria de 10.545,54 metros quadrados, sendo 3.203,85 metros de área construída em alvenaria, murado, atendendo às exigências no que se referem à localização e segurança.

Para um bom atendimento a escola oferece uma estrutura física bem detalhada, além das salas de aula. Uma quadra poliesportiva com cobertura, sala de vídeo e reuniões, uma área de brinquedos para a Educação Infantil, uma pequena sala de atendimento aos professores de Educação Física, uma biblioteca que atende às necessidades não só dos alunos, mas da comunidade em que a escola está inserida, sala de informática, laboratório de ciências, sala de professor, salas para coordenação/orientação, secretaria, tesouraria, sala de xerox, sala de direção e um pequeno almoxarifado.

Períodos de gestão dos Diretores Pedagógicos:

. Osmália Sena Pereira – de 1993 – 1996

. Jurandi V. C. Filho – 1996 – 1997

. Maria P. Socorro Soares – 1997 – 1998

. Adil Santos Moreira – 1998 – 2003

. Célia Moreira Melo – 2004 – 2011

. Adilson Correia Souza – 2011- 2018

. Gilmar Reis Campos – 2018 -Atualmente

Atualmente a COOEDUC possui alunos distribuídos em dois turnos. Sua equipe pedagógica é composta de Pedagogos e Psicopedagogos, acompanhados de uma socióloga/advogada, psicóloga e uma fonoaudióloga que fazem atendimento aos alunos, atendendo também, e principalmente , aos alunos com necessidades especiais.