Significado do Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, pois foi neste que Zumbi dos Palmares morreu, em 1695, com 40 anos de idade. Zumbi foi assassinado por soldados da Coroa Portuguesa, teve a cabeça cortada e conservada para ser exposta em praça pública na cidade de Recife; o propósito era desacreditar as pessoas que diziam que Zumbi era imortal. Zumbi do Palmares foi o último líder do maior dos quilombos do Brasil (núcleos de resistência à escravidão, para onde iam os escravos que conseguiam fugir), o Quilombo dos Palmares. Na região, que à época pertencia à capitania de Pernambuco, hoje fica a cidade União dos Palmares, em Alagoas.

Importância do Dia da Consciência Negra

Desde 2003 o 20 de novembro faz parte do calendário escolar brasileiro, pela lei 10.639, que também determina que a cultura e a história afro-brasileira seja ensinada em todas as escolas do país.

O Dia da Consciência Negra foi criado para que nunca seja esquecido o sofrimento dos negros com a escravidão; a etnia negra ainda sofre no Brasil, pois o preconceito racial ainda existe. Neste dia, eventos são organizados para conscientizar a população sobre a importância da participação da etnia e da cultura negras para a formação do Brasil.