Ensino Fundamental (Anos Finais)

Ensino Fundamental
(Anos Finais)

O currículo do Ensino Fundamental – Anos Finais foi cuidadosamente estruturado para desenvolver seis habilidades-chave: proatividade, pensamento crítico, perseverança, criatividade, colaboração e comunicação. Entendemos que cada pessoa é única e possui características que influenciam na manifestação dessas habilidades, por isso, é importante exercitá-las e proporcionar um ambiente escolar envolvente, atual e atraente para os alunos.

Para isso, buscamos trabalhar de forma lúdica e interativa, respeitando as particularidades de cada estudante. Sabemos que essa nova fase na vida escolar do aluno é um período de grandes transformações e o desenvolvimento físico, emocional e social é constante. Sendo assim, nossa abordagem pedagógica é direcionada para a formação básica do cidadão, aprimorando a capacidade de aprendizado em leitura, cálculo, compreensão dos ambientes natural, social, tecnológico e artístico, além da aquisição de conhecimentos, habilidades e valores.

O Ensino Fundamental – Anos Finais é dividido em dois ciclos: o Ciclo Intermediário, composto pelos 6º e 7º anos, e o Ciclo de Consolidação, formado pelos 8º e 9º anos. Cada ciclo tem duração de 2 anos de escolaridade e tem como objetivo ampliar e intensificar o processo educativo, considerando o princípio da continuidade da aprendizagem.

Com a proposta de despertar a autonomia e o protagonismo do estudante, preparamos os alunos para o ingresso no Ensino Médio e garantimos a consolidação da formação nas competências e habilidades indispensáveis para seu prosseguimento de estudos. Na nossa escola, priorizamos o desenvolvimento integral dos alunos, oferecendo um ensino de qualidade e preparando-os para os desafios do futuro.

Art. 30- Os Ciclos Intermediário ( 6º e 7º ano) e da Consolidação (8º e 9º ano) devem ampliar e intensificar, gradativamente, o processo educativo no ensino Fundamental, bem como considerar o princípio da continuidade da aprendizagem, garantindo a consolidação da formação do aluno nas competências e habilidades indispensáveis ao prosseguimento de estudos no Ensino Médio.