W-P-L-O-C-K-E-R-.-C-O-M404

Oops, the Page You are Looking for can not be Found

A celebração do Dia de Cooperar, Dia C, aconteceu em várias unidades da federação, no último dia 06 de julho. Trata-se da data em que se comemora, também, o Dia Internacional do Cooperativismo. Visando desenvolver o potencial transformador, a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis (COOEDUC) colocou em prática alguns projetos durante esse mês, alusivos ao Dia C, direcionados às necessidades das comunidades e voltados para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que contemplam ações para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Na última sexta-feira (26), a COOEDUC realizou a primeira ação relativa ao Dia C, com a implantação de uma horta na escola, com objetivo de difundir conhecimentos sobre as técnicas de plantio e cuidados necessários para a manutenção de hortas em pequenos espaços, de forma que possam ser produzidos alimentos saudáveis e nutritivos. A ação contou com a participação dos professores de ciências e geografia da COOEDUC e de uma técnica em agropecuária.

Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental I, juntamente com as pessoas da comunidade, assistiram atentamente as instruções sobre a implantação e manutenção de hortas ministradas pelos professores e pela técnica em agropecuária demonstrando grande interesse pelo assunto.

Foto: Divulgação / COOEDUC
Durante dois dias, os estudantes fizeram horta e doações para caridade

A segunda ação ocorreu no sábado (27) com a culminância do projeto “Melhor Idade: Viva Seu Futuro”. Promovendo um encontro de gerações estimulando a prática da solidariedade, os alunos doaram produtos de higiene pessoal e alimentícios, que foram destinados às entidades que cuidam de idosos e crianças no município de Eunápolis.

O projeto “Melhor Idade: Viva Seu Futuro” é uma proposta da disciplina de ciências, com o apoio das demais disciplinas. Esse projeto estimula a atenção e o cuidado com os idosos e pessoas com deficiências. O projeto contou com apresentações artísticas dos diversos segmentos e com a realização de atividades de produção de textos poéticos, musicais e outras homenagens aos avós e aos demais visitantes, numa culminância marcada por gratidão, carinho e emoção.

Foto: Divulgação / COOEDUC
Visando desenvolver o potencial transformador, a COOEDUC colocou em prática alguns projetos durante esse mês, alusivos ao Dia C

Pautados pelos princípios e valores do cooperativismo, o Dia de Cooperar tem como objetivo executar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias, ajudando, assim, pessoas a transformarem suas vidas.

“O Dia de Cooperar representa para nós, cooperativistas, um compromisso com o desenvolvimento sustentável, com prática de ações que visam melhorar a qualidade de vida nos seus mais diversos aspectos, com a prática de ação e atitudes simples, porém, significativas para a comunidade em que a escola está inserida”, pontuaram os professores Gilmar Reis e Márcia Cordeiro.

 

Fonte: Radar64

Com objetivo de ampliar a estrutura de espaços pedagógicos, a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis (COOEDUC) estreou novos ambientes, na última sexta-feira (31), para beneficiar a comunidade escolar.

Reinaugurada, a biblioteca Osmália Sena Pereira tem acervo disponível para toda a comunidade escolar. O nome do espaço é uma homenagem a uma das primeiras gestoras da COOEDUC.

Foto: COOEDUC
Reinauguração da biblioteca e inauguração de sala de reunião marcou evento na COOEDUC

O evento contou com a inauguração de um novo espaço, a sala de reunião Professora Angela Maria Leite Ferraço, diretora de Administração e Finanças da COOEDUC. O local será utilizado para encontros de trabalho para os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal.

Foto: COOEDUC
Osmália Sena Pereira e Angela Maria Leite Ferraço, receberam flores dos professores Gilmar Reis e Marcia Cordeiro

A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional. Em seguida, realizou-se o corte das fitas e o descerramento das placas alusivas ao evento.

“A COOEDUC, com a realização deste evento, buscou homenagear duas profissionais dedicadas e que por dever e justiça, fazem jus à homenagem realizada” frisaram os professores Gilmar Reis e Marcia Cordeiro.

 

Fonte: Radar 64

O tradicional “Arraiá famia na roça da COOEDUC” reuniu estudantes, familiares e educadores da instituição em um momento cultural, de integração e de confraternização. A festa, que é realizada anualmente, aconteceu no último sábado (15).

Muitas brincadeiras, comidas típicas, quadrilhas e as tradicionais danças das festas de São João estiveram incluídas na programação do evento cultural.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64

“A proposta da festa junina foi divulgar o conhecimento, a origem, os símbolos e os valores da cultura junina regional, além dos alunos experienciarem a sensação de estarem integrados como agentes ativos na história de sua comunidade”, destacaram os professores Gilmar Reis e Márcia Cordeiro.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64
Crianças dançam quadrilha no Arraiá da COOEDUC

Ao longo de sua história, a COOEDUC firmou-se no município como uma escola promotora da cultura regional e da integração da comunidade escolar, através de ações concretas e participativas.

“Agradecemos a todos os professores e funcionários, pela dedicação, cuidados e zelo com que preparam as instalações da COOEDUC para receber nossos estudantes, pais e visitantes”, agradeceram os professores.

 

Fonte: Radar 64

A COOEDUC realizou a XI Mostra de Talentos e a III Mostra Talentos Kids, no último fim de semana, com objetivos de promover e estimular o potencial criador dos alunos, professores e pais, valorizando os talentos artísticos dos educandos, com foco nos princípios e valores cooperativistas. O evento foi marcado pela criatividade, inclusão e interação.

Pela primeira vez a COOEDUC realizou o evento durante todo o dia. Pela manhã, apresentaram-se os alunos dos 6°, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental(anos finais). À tarde aconteceu III Mostra de Talentos Kids, com os alunos do Ensino Fundamental(anos iniciais), e, finalmente à noite os alunos dos 9°anos e do Ensino Médio.

Galeria de Fotos

A Mostra de Talentos permite que os alunos experimentem uma linguagem artística, tendo como referência as línguas inglesa e espanhola, com apoio das disciplinas de Arte e Música através do teatro, canto e dança, entre outras expressões artísticas.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64
Alunos do Ensino Médio cantaram a musica ‘A Thousand Years’, em Libras, que emocionaram todos na plateia

A COOEDUC valoriza a língua estrangeira por fazer parte da matriz curricular e do vocabulário do dia a dia dos brasileiros, incentivando os alunos a uma dinâmica significativa, que envolve toda comunidade escolar, mostrando a importância dessas línguas em nossas vidas. Além das apresentações musicais foi possível ver a exposição de pinturas pelos corredores da escola. Atividade reuniu todos os alunos numa mostra interdisciplinar com apresentações culturais variadas.

Foto: Gustavo Moreria / RADAR 64
A Mostra de Talentos permite que os alunos experimentem uma linguagem artística, com apoio das disciplinas de Arte e Música através do teatro

Os alunos cantaram, dançaram e tocaram instrumentos, encantando seus pais, amigos e familiares presentes. “A COOEDUC agradece a cooperação de todos os professores e colaboradores, a presença dos pais, o entusiasmo e a dedicação dos nossos alunos. Agradecemos, também, ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo SESCOOP- Bahia, pelo apoio prestado na realização de grandes projetos como a Mostra de talentos”, agradeceram os Professores Gilmar Reis Campos e Márcia Almeida Tito.

 

Matéria Radar64

Para melhor aprofundar sobre o conteúdo acima, a Professora Edineuda, responsável pelo Componente Curricular Biologia, supervisionada pela Coordenação Pedagógica, Professora Vera e juntamente com os alunos das 3ªs Séries A e B (Ensino Médio), desenvolveram um Projeto Pedagógico.
O objetivo foi estudar o conceito de Organologia Vegetal (é a parte da biologia que estuda o conjunto de órgãos que formam um vegetal. São eles: Raiz, Caule, Folha, Flor, Fruto e Semente), sua importância, entender qual o efeito de cada órgão vegetal e quais podem utilizar na alimentação, na farmacologia, na perfumaria, na indústria de cosméticos, entre outros.
Além desses motivos, estudar os vegetais, também trouxe evolução ao ser humano por meio de novas estruturas e novas utilidades para as plantas como o papel, a madeira na construção de objetos ou edificações e o conhecimento de como eles atuam no meio para conseguir sua própria sobrevivência.
A estrutura do Projeto foi realizada através de stands atrativos para que os convidados (alunos do 2°, 4°, 5° anos (Ensino Fundamental, anos iniciais) e 6°s anos (Ensino fundamental, anos finais) pudessem prestigiar de maneira mais lúdica.

O dia 10 de março sempre foi muito significativo para a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis, A COOEDUC.

A celebração dos 27 anos remonta uma existência marcada pelo árduo trabalho em prol da construção do conhecimento e o devido reconhecimento pela atuação institucional sempre atenta à vocação comunitária e responsabilidade social.

A COOEDUC é fruto de um grande sonho. Esforços de pais, em respostas aos constantes e exorbitantes aumentos das mensalidades das escolas particulares, buscando um ensino de qualidade para seus filhos, criaram, em 10 de março de 1992, um empreendimento que influenciou e continuará influenciando muitos lares neste município.

Foto: Divulgação / COOEDUC
COOEDUC completa 27 anos focados na construção do conhecimento

Atendendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, a COOEDUC está sempre buscando recursos tecnológicos que venham facilitar a aprendizagem, com o objetivo de assegurar a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer aos alunos, meio para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

A COOEDUC busca sempre a formação ética de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, considerando que a escola deve se preocupar com a formação integral dos alunos, com foco em seu desenvolvimento e preparação para os desafios do mundo atual.

Foto: Divulgação / COOEDUC
“Parabéns a todos que fazem parte desta grandiosa instituição” deseja o diretor pedagógico, Gilmar Reis Campos

Ao comemorar mais um ano de existência, superando resultados, podemos acreditar em um futuro cada vez mais promissor.

“Parabéns, COOEDUC. Parabéns a todos que fazem parte desta grandiosa instituição. Que Deus continue iluminando os nossos caminhos para que possamos progredir ainda mais nesse processo educacional”, deseja o diretor pedagógico, Gilmar Reis Campos.

 

Matéria do Radar 64

O dia 10 de março sempre foi muito significativo para a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis, A COOEDUC.

A celebração dos 27 anos remonta uma existência marcada pelo árduo trabalho em prol da construção do conhecimento e o devido reconhecimento pela atuação institucional sempre atenta à vocação comunitária e responsabilidade social.

A COOEDUC é fruto de um grande sonho. Esforços de pais, em respostas aos constantes e exorbitantes aumentos das mensalidades das escolas particulares, buscando um ensino de qualidade para seus filhos, criaram, em 10 de março de 1992, um empreendimento que influenciou e continuará influenciando muitos lares neste município.

Foto: Divulgação / COOEDUC
COOEDUC completa 27 anos focados na construção do conhecimento

Atendendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, a COOEDUC está sempre buscando recursos tecnológicos que venham facilitar a aprendizagem, com o objetivo de assegurar a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer aos alunos, meio para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

A COOEDUC busca sempre a formação ética de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, considerando que a escola deve se preocupar com a formação integral dos alunos, com foco em seu desenvolvimento e preparação para os desafios do mundo atual.

Foto: Divulgação / COOEDUC
“Parabéns a todos que fazem parte desta grandiosa instituição” deseja o diretor pedagógico, Gilmar Reis Campos

Ao comemorar mais um ano de existência, superando resultados, podemos acreditar em um futuro cada vez mais promissor.

“Parabéns, COOEDUC. Parabéns a todos que fazem parte desta grandiosa instituição. Que Deus continue iluminando os nossos caminhos para que possamos progredir ainda mais nesse processo educacional”, deseja o diretor pedagógico, Gilmar Reis Campos.

 

Matéria Radar 64

 

Com a participação da equipe de gestão, dos professores e palestrantes convidados, foi realizada a Jornada Pedagógica da COOEDUC. Que teve como objetivos, consolidar o planejamento para o ano letivo de 2019 e motivar os professores em suas rotinas de trabalho, além de aprimorar os conhecimentos na educação cooperativista, construindo, desde o início do ano letivo, um espaço de ação que proporcione ao professor entender e agir, pensando na melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Durante a Jornada pedagógica, foram ministradas palestras sobre a educação de alunos com necessidades especiais, Empreendedorismo, Base Nacional Comum Curricular, Motivação e Fortalecimento da Essência Cooperativista.

A diretora do CAEEDE – Centro de Atendimento Educacional Especializado de Eunápolis – Cristina Gobiras Lacerda discorreu sobre a responsabilidade da escola na identificação dos alunos com necessidades especiais. Ela lembrou as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação sobre o tema, destacando a evolução do acompanhamento das crianças que apresentam necessidades especiais.

Outra palestra que chamou à atenção foi a da Gestora do SEBRAE de Eunápolis Jane Ferreira da Silva sobre empreendedorismo, tendo, a referida palestrante, destacado a importância do planejamento para o sucesso de uma empresa. Abordou, também, as principais características que um empreendedor deve ter.

Foto: Divulgação / COOEDUC

As professoras Verônica Alves de Oliveira e Gilvana Maria de Amorim discorreram sobre o cooperativismo, ressaltando seus princípios e a necessidade da união de forças por uma cooperativa de sucesso.

A professora Rosangela Cardoso Silva Barreto destacou os principais aspectos da Base Nacional Comum Curricular e sua importância para o desenvolvimento integral do aluno, durante a educação básica.

Foto: Divulgação / COOEDUC

Encerrando a Jornada Pedagógica foi realizada a palestra “Motivação e Fortalecimento da Essência Cooperativista” por Icledes Maria Matté, administradora, especialista em gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças. A ideia principal da palestra ministrada pela professora Icledes foi a Motivação e Fortalecimento da Essência Cooperativista, mostrando a importância de cada associado para a cooperativa, indicando que a mudança de atitudes é um dos pontos principais para se alcançar o sucesso.

 

Matéria do Radar 64

Foi realizado em Eunápolis, no Auditório do Hotel Portal, o VIII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. O evento, que aconteceu no dia 16 de março, em parceria com SICOOB Costa do Descobrimento, SESCOOP/BA e COOEDUC, reunindo mais de 100 mulheres.

O objetivo foi oportunizar, por meio do empoderamento feminino, momentos de reflexão, cultura e integração, além de fortalecer práticas de cooperação e liderança no cooperativismo.

Galeria de Fotos

Juntas, elas acreditaram que é possível SER e FAZER a diferença, nas ações desenvolvidas em equipe, tarefas domésticas e o exercício, com destaque de suas funções corporativas.

Durante todo o dia, houve muita interação e aprendizado por meio de palestras e depoimentos de mulheres, que superaram preconceitos e hoje ocupam cargos de liderança frente às cooperativas que pertencem.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64
As palestrantes conduziram reflexões sobre a força do cooperativismo feminino e a importância do seu crescimento

Com muito dinamismo, as palestrantes conduziram reflexões sobre a força do cooperativismo feminino e a importância do seu crescimento, as desigualdades no universo corporativo, a falta de reconhecimento por parte da família, cobranças estéticas e a importância da liberdade e o planejamento financeiro.

Motivadas e inspiradas, as participantes foram as verdadeiras protagonistas do evento. Interagiram durante os debates com perguntas, refletiram sobre as poesias baseadas em sentimentos e emoções, compartilharam vivências familiares, profissionais e cantaram em coro músicas que exaltam a figura feminina e valorizam a mulher no contexto social atual.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64
Objetivo foi oportunizar, por meio do empoderamento feminino, momentos de reflexão, cultura e integração

Segundo Flávia Queiroz, “quando promovemos o empoderamento das mulheres, estamos promovendo uma série de mudanças”. A luta, segundo ela, é constante e diária e começa com um NÃO. “Não calar, não aceitar, não abaixar a cabeça. Não podemos esquecer onde tudo começa: dentro de cada um de nós”, frisa.

“Sendo assim, a COOEDUC agradece a participação de todas as cooperadas, conselheiras, presidentes, funcionárias das cooperativas baianas e convidadas nesta edição”, finaliza a vice-diretora, Márcia Cordeiro.

Com mais de 26 anos de tradição e ensino reconhecidos, a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis (COOEDUC) garante aprendizado de qualidade para os seus alunos.

A COOEDUC atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, com ambientes diferenciados para cada segmento. As matrículas para o ano letivo de 2019 continuam abertas.

No turno da manhã, a instituição dispõe da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. No turno da tarde, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64
COOEDUC atende a alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio

“Estamos sempre nos modernizando, buscando sempre recursos tecnológicos que venham facilitar o processo ensino-aprendizagem, com objetivo de assegurar a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer, aos alunos, meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”, afirma o diretor pedagógico, Gilmar Reis Campos.

A escola é conveniada ao Sistema Positivo de Ensino, onde o aluno tem à sua disposição os livros impressos e digitais, possibilitando que ele acompanhe o conteúdo ministrado também pela internet. “Contamos com recursos de informática, com projetores em todas as salas, uso de iPads pelos alunos e professores”, frisa o diretor.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64
Escola possui recursos tecnológicos que facilitam processo de ensino-aprendizagem

Para o melhor aprendizado dos alunos, os livros possuem conteúdos e atividades educacionais desenvolvidas como forma de auxiliar na aprendizagem, somados ao trabalho da escola e dos professores, visando ampliar os horizontes para a vida cultural.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64
A COOEDUC atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio

Além de tudo isso, a escola conta, ainda, com quadra poliesportiva, parque infantil, biblioteca e laboratório. Possui, ainda, o maior ginásio de esportes da cidade, uma área verde, que possibilita a realização de atividades extracurriculares e oferece escolinhas de ginástica rítmica, karatê, futsal e basquetebol.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64
Uma área verde, que possibilita a realização de atividades extracurriculares

Todos os professores são graduados, pós-graduados ou mestres, visando sempre ministrar um ensino de qualidade.

“Nossa equipe de gestão é altamente qualificada, composta por pedagogos, psicopedagogos e serviço de psicologia no âmbito escolar”, finaliza o diretor.

SERVIÇO

As matrículas podem ser realizadas na sede da escola, na Rua Anderson Silva Taurino, 66, bairro Centauro. As vagas são limitadas. Faça uma visita e conheça as instalações da COOEDUC.

Telefone: (73) 3281-1332.

 

Matéria Radar64