FROM THE BLOG

Produção Literária

 

Acreditar que nossas atitudes podem fazer a diferença parece ser algo utópico, ante os interesses pessoais que se sobrepõem às necessidades humanas. Mas a educação, bem incontestável da humanidade, sempre será o caminho para fazer o viver valer a pena.

É com essa visão que todos os anos a professora Jacilene Oliveira sente o dever de desafiar seus nossos alunos do 6º ano da Cooeduc com práticas que refletem o valor da vida, a partir de leituras significativas.

Na oportunidade do ano letivo de 2015, o desafio foi compreender o poder do “dedo verde” que cada um possui, e perceber o potencial individual que forma um todo, capaz de ampliar as boas ações, destacar os valores que nos tornam mais humanos e utilizar os talentos naturais para o nosso bem e para o bem dos que estão a nossa volta.

As ações-reflexões que permeiam essa prática educativa ultrapassam a sala de aula, e contagiam discentes e docentes de maneira que as expectativas se voltam para as produções poéticas que concretizam na escrita os sentimentos mais sinceros do que foi vivenciado pelos alunos.

Perguntamo-nos, então: “O que ficou dessa experiência?” “Que reflexões sobressaltarão a escrita dessa brochura?” “Que referencial de jardineiro do “Menino do dedo verde” será salientado pelo sujeito poético de cada artista? “Quantos ‘Tistus’ foram despertados na criação dos versos?” “Quantos nascerão a partir de suas leituras?“.

Resta-nos desfrutar do prazer de passear pelas páginas dessa obra de valor inestimável e nos permitir fazer parte de uma poderosa “corrente”: a dos que acreditam que são capazes de fazer a diferença no mundo do qual fazem parte.

Seja você um leitor participante dessa aventura. Seja tocado pelo coração do pequeno poeta, que com o toque da escrita alimenta a esperança de viver num mundo melhor e mais humano.

Izabel Bastos